sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Jornalistas viajaram com armas de avião.

Dois jornalistas conseguiram "fintar" repetidamente os sistemas de segurança nos aeroportos franceses de Charles-de-Gaulle (Paris) e Marselha ao embarcarem em dois voos domésticos com um revólver desmontado e escondido na bagagem de mão.
 
 
A proeza é relatada numa reportagem que transmitida pela estação de televisão pública francesa "France2" e com a qual os dois jornalistas quiseram denunciar as falhas de segurança existentes nos aeroportos franceses, bem como reabrir o debate sobre as competências das empresas privadas responsáveis pela sua segurança, a quem são atribuídas várias deficiências.
Para provar as lacunas em matéria de segurança, os dois jornalistas consultaram um especialista em aeronáutica que os aconselhou a utilizarem uma pistola semiautomática de calibre 9mm, que foi profissionalmente desmontada em sete peças, que por sua vez foram colocadas em duas bagagens de mão.
Nada foi detectado e ambos embarcaram sem problemas em dois voos domésticos: primeiro do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, em Paris, rumo a Nice, no sul da França, e depois de Marselha para Paris, em Novembro de 2010.
Durante o voo de regresso, um dos jornalistas foi filmado na casa de banho do avião a montar a pistola semiautomática.
Entrevistado pela rádio France Info, um dos jornalistas disse que a falha não se deveu a uma "falta de atenção dos agentes de segurança", mas sim ao facto de os funcionários "simplesmente desconhecerem o que devem procurar".

Sem comentários:

Enviar um comentário