segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SOL, FONTE DE VIDA OU AMEAÇA CATASTRÓFICA

         Imagem das erupções solares do dia 28 de Janeiro de 2011

Nos últimos tempos, várias profecias tem corrido mundo acerca do final da existência do planeta terra no ano 2012, uma das mais aguerridas na defesa desta ideia é uma profecia Maia, mas também há quem aponte que a cada vez mais crescente actividade vulcânica possa dar origem a esta situação, outros ainda indicam o Magnetismo Terrestre como responsável ou também a Actividade Solar...
A Actividade Solar tem sido bastante falada nos últimos dias, segundo anunciaram alguns cientistas, o Sol tem andado um pouco agitado nos tempos mais recentes.
A revista Super Interessante na sua ultima edição dá também destaque a esta situação.
Segundo este artigo "os ciclos de bom e mau humor do astro sucedem-se a cada onze anos, com uma precisão quase matemática, mas ainda incompreeendida".
Segundo a mesma edição da revista a próxima temporada de fúria terá provavelmente inicio em 2012 ou 2013.
Esta mudança nos padrões de actividade solar, tem cada vez mais importância na nossa sociedade, porque a "nossa sociedade tecnológica desenvolveu uma sensibilidade sem precedentes às tempestades solares. Qualquer uma poderia inutilizar as redes eléctricas, a navegação por GPS, os transportes aéreos,os serviços financeiros, ou as comunicações de emergência por rádio".

Nas ultimas décadas algumas descobertas foram importantes para se saber mais sobre o Astro-rei. Uma delas foi constatar que a corona é centenas de vezes mais quente do que a fotosfera, a superfície visível. Outra foi a confirmação que a camada superior (fotosfera) se expande a velocidades supersónicas, projectando o chamado "vento solar", ora este "vento solar", quando choca com a magnetosfera terrestre produz as auroras polares.
Uma das mais importantes e violentas auroras polares aconteceu precisamente nos dias 1 e 2 de Setembro de 1859 , quando particulas dos ventos solares alcançaram o México e as Caraíbas. Esse acontecimento é conhecido por " fulguração de Carrington", devido ao astrónomo britânico que o detectou, e destruiu a rede de telégrafos existente na altura. Se isso acontecesse actualmente de forma violenta e fora das zonas polares, poderia interferir na maioria da tecnologia terrestre e aí seria o caos.
Vários satélites e observatórios espaciais, tem sido lançados no espaço para estudarem e vigiarem o comportamento da Grande Estrela, mas apesar de tudo muitas duvidas se colocam "por que motivo é a corona muito mais quente do que a fotosfera?como acelera o vento solar?, por que se formam as manchas?o que causa as perturbações solares? que reacção provocam na heliosfera e na terra?que imapcto tem tudo isso na humanidade?
Segundo o mesmo artigo da Super Interessante, "em Outubro de 2010. assistimos a uma erupção solar colossal. A explosão atingiu mais de 350 mil quilometros de altura e projectou uma vaga de gases e matéria, felizmente foi na direcção oposta à terra..."
Segundo o site "SpaceWether.com", ontem, dia 28 de Janeiro de 2010 duas erupções solares separadas por mais de um milhão de quilómetros, ocorreram quase simultâneamente em cantos opostos do disco solar, segundo o mesmo site está previsto que nos dias 3 ou 4 de Fevereiro alguns ventos solares atinjam a Terra, no entanto esse não é caso para preocupação pois a magnetosfera desvia a maior parte das particulas, e quase todas as que conseguem atravessá-la são detidas pelas cinturas de Van Allen.O Vento solar alcança a Terra a cerca de 600 Kms por segundo. Se não fosse o campo magnético da Terra a radiação tornaria impossível a vida.
No entanto este acontecimento previsto para 3 ou 4 de Fevereiro , segundo os cientistas, irá apenas causar bonitas auroras boreais visíveis no Polo Artico.
Fazendo uma suposição irreal, imaginemos que a magnetosfera deixava de existir, e as profecias (que não passam disso mesmo) se concretizavam, ninguém teria tempo para festejar a veracidade das suas ideias, tudo poderia acabar em segundos....
Concerteza que ninguém espera que isso aconteça e muito menos alguém em perfeito estado mental quererá apostar uma data correcta para esse acontecimento....
Mas todos devemos reflectir sobre o nosso comportamento para com a Natureza e a sua influencia nas mudanças climatéricas, que poderão ser uma das principais razões da morte deste planeta que deveria ser azul....
Se pretender acompanhar a actividade solar procure o link ACTIVIDADE SOLAR, na zona de Links Interessantes do lado direito do blog Meteo Febres.

Para mais informações visite: http://www.meteofebres.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário