terça-feira, 15 de março de 2011

Desgaste das gangas provoca doença mortal


A moda das calças de ganga desgastadas é um obrigatório para as fashion victims, mas as verdadeiras vítimas são aqueles que produzem este tipo de produto.O desgaste destas calças consegue-se através de uma técnica chamada "sandblasting", onde se aplica um jacto de areia directamente sobre a ganga. Esta técnica foi proibida na Europa em 1966, mas é ainda permitida noutros países sendo usada por muitas marcas que deslocalizam a sua produção para esses países. As pessoas que trabalham neste método padecem de uma doença pulmonar denominada silicose, uma transformação fibrosa do pulmão cujos sintomas se assemelham aos da tuberculose e  já custou a vida a 46 pessoas e provocou milhões de doentes em países como Turquia, Bangladesh, China e India onde se faz muita da roupa que vestimos. 

A Turquia é um dos países mais afectados com este problema actualmente existem 5000 pessoas com esta doença, 46 das quais já faleceram. Estima-se que o número poderá ser superior, porque a muitos dos pacientes foi-lhes diganosticado erroneamente tuberculose. Confrontados com este número, os empresários turcos viram-se com a proibição em 2009 desta técnica, o que aumentou a sua produção em novos mercados como Bangladesh, China, Paquistão, India e Síria. Esta doença é muito vulgar nos mineiros, mas são precisos 20 anos para que se manifeste, no caso dos trabalhadores do "sandblasting" a doença tarda apenas 6 meses.  
Uma organização não governamental lançou, em Espanha, uma campanha intitulada Roupa Limpa onde pedem, em petição que a Organização Mundial de Saúde e a Organização Internacional do Trabalho incluam a indústria têxtil na eliminação da silicose mundial. No site www.nosandblasting.org pode ver quais as marcas que utilizam esta técnica e ler mais sobre esta doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário