segunda-feira, 23 de maio de 2011

Uma dívida de 83 mil milhões de euros: quanto é isto? (1)


Nos últimos seis anos, os governos do Partido Socialista praticamente duplicaram a dívida pública portuguesa, de 86 mil milhões de euros para 169 mil milhões de euros. Um aumento de 83 mil milhões de euros.
Um número astronómico, sem dúvida, e que significa que cada Português terá de pagar, em média (sem contabilização de juros até devido às várias maturidades das variadas emissões de obrigações de tesouro), 8.300 euros só pela dívida pública contraída durante os governos de José Sócrates.
Mas vale a pena quantificar este ruinoso endividamento público, calculando o que o mesmo representa em encargos do Estado, obras públicas, prestações sociais,  despesas das famílias ou impostos, já que tal permite evidenciar o 'mérito' da experiência de que Sócrates tanto se gaba ou, mais verdadeiramente, o resultado da sua incompetência e do fartar vilanagem que dominaram o País desde 2005 e que nos levaram à pior bancarrota de que há memória em Portugal.
Primeiro exemplo, a dívida de Sócrates em hospitais:
Considerando que o novo hospital de Braga representa um investimento de 794 milhões de euros (foto acima) e que o novo hospital de Cascais terá custado cerca de 400 milhões de euros (foto abaixo), 83 mil milhões de euros dariam para construir 104 hospitais de Braga (17 por ano) e 207 hospitais de Cascais (34 por ano)...

Sem comentários:

Enviar um comentário