domingo, 24 de fevereiro de 2013

Carne de cavalo com fenilbutazona entrou na cadeia alimentar em França

O alerta britânico foi dado demasiado tarde, já que as carcaças, que chegaram em Janeiro, "foram transformadas".
Os produtos resultantes que poderiam ainda ser retirados foram-no, mas alguns "já tinham sido provavelmente consumidos", adiantou, sublinhando que o "risco" é "mínimo para a saúde".
As autoridades britânicas anunciaram a 14 de Fevereiro que várias carcaças de cavalo provenientes de matadouros do Reino Unido com restos de fenilbutazona, um analgésico proibido na alimentação, tinham sido enviadas para França.
O ministro da Agricultura britânico, David Heath, indicou anteriormente que a Agência de Segurança Alimentar britânica (Food Standards Agency, FSA) descobriu que foram expedidas para França três carcaças com restos do medicamento, mas a FSA corrigiu o número, afirmando que foram seis.
A descoberta resultou de análises efectuadas a 206 carcaças de cavalos abatidos no Reino Unido para detectar a presença desta substância.
"Oito deram positivo", precisou o ministro britânico, adiantando que "três destas carcaças talvez tenham entrado na cadeia alimentar em França".
Em contrapartida, este analgésico utilizado para cavalos e que torna a carne imprópria para consumo não foi detectado nos produtos das marcas Findus testados no Reino Unido, que estiveram na origem do escândalo europeu da fraude da carne de cavalo.
A FSA lançou uma investigação a todos os matadouros que produzem carne de cavalo no Reino Unido depois de as autoridades irlandesas terem descoberto em meados de Janeiro hambúrgueres vendidos em supermercados no Reino Unido e na Irlanda com carne de cavalo.
O escândalo assumiu uma dimensão europeia com a posterior descoberta no Reino Unidos de lasanhas da marca Findus etiquetadas como lasanhas com carne de bovino mas contendo carne de cavalo.
A empresa francesa Spanghero tem estado no centro do escândalo depois de alegadamente ter lançado 750 toneladas de carne de cavalo como sendo de vaca em mais de 4,5 milhões de produtos com a designação "carne de vaca" vendidos em toda a Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário