quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A sociedade em que vivemos

Vivemos numa sociedade que nos está constantemente a exigir mais e mais! Para termos uma vida considerada “normal”, “decente”, “digna”, “aceitável”, temos que ter o que os outros consideram o padrão. É mentira! A vida somos nós que a fazemos!
Eu sei que agora seria difícil vivermos sem carro por exemplo, e aí tudo bem, não acho que o carro seja considerado uma extravagância, agora muitas das necessidades que as pessoas têm não são necessidades. Não me venham a dizer que uma criança de 7 anos tem que ter um tablet porque passou de ano e já tem um telemóvel xpto desta idade, não me digam que têm que andar em colégios privados e que têm que ter roupa de marca para serem mais felizes. Porque isso é mentira! Não me venham dizer que não sabem o que vestir quando têm os armários cheios de roupa! E não me venham dizer que não têm dinheiro para coisas básicas, como pagar a prestação/renda da casa e alimentação quando pagam uma mensalidade de 60€ ou mais num ginásio!
Por dinheiro as pessoas fazem sacrifícios enormes, aguentam trabalhos horríveis que só prejudicam a saúde, outras emigram e deixam a família (marido e filhos) cá porque não conseguem aguentar com as despesas. Eu percebo que haja pessoas que não conseguem de facto e conheço casos assim, mas também conheço outros em que não é nada assim, as pessoas simplesmente querem viver acima das suas possibilidades! Querem ter a vida que os outros têm, querem ser iguais!
Há uns tempos numa conversa sobre a possibilidade de um dos cônjuges trabalhar perto ou longe de casa, eu referi que no meu caso preferiria perto, pois prefiro a família ao dinheiro, nem que tivesse que viver com metade do que vivo hoje. A pessoa A concordou comigo mas a B não! Disse quase de caras que o dinheiro era mais importante! E neste exemplo em concreto, sei que são pessoas que não precisam! A pessoa B viaja imenso, está sempre fora, vem cá com frequência aos fins-de-semana mas é só isso, está sempre fora! Eu entendo que as pessoas gostem dos seus trabalhos, gostem de viajar mas quando derem conta o tempo passou, não viram os filhos crescer, apenas se dedicaram ao trabalho para lhes dar tudo o que precisam mas esqueceram-se do mais importante que é estar presente na vida deles!
Quando há pais que me dizem que não fizeram isto ou aquilo (coisas absolutamente necessárias) para os filhos porque não tiveram tempo eu penso mesmo “que raio?!”. Tens tempo para arranjares 1001 compromissos, para estares sempre a fazer compras, para tirares não sei quantos cursos e não tens tempo para o teu filho? Então para quê que tiveste filhos? Foi por ser mais uma “obrigação” da sociedade? Para riscares um item da tua checklist?! Juro que não percebo e fico passado com certas coisas. Pior do que isso, não fazem o seu trabalho como pais e ainda exigem que outros o façam…
Há coisas que me revoltam profundamente e a forma como vivemos hoje em dia tem coisas absolutamente estúpidas. Eu acredito que no final das suas vidas as pessoas vão pensar em muitas das coisas e vão desejar que tudo tivesse sido diferente. Eu acredito que lá no final vai pairar sobre as suas cabeças uma luzinha!
E acho sinceramente que isto acontece porque as pessoas não pensam sobre as coisas, não reflectem, apenas se limitam a viver, a fazer o que tem que ser (acham elas), o que a sociedade dita. Depois os que vivem de forma diferente é que são os malucos! Maluco é quem vive assim! E ainda bem que sou e penso de forma diferente!

Sem comentários:

Enviar um comentário