quinta-feira, 23 de junho de 2011

Portugal é o 9º país onde cidadãos têm mais vontade de emigrar

Três em cada dez portugueses estão dispostos a procurar emprego noutro país, sendo o 9º país com maior vontade de emigrar, segundo um estudo hoje divulgado.
Cerca de três em cada dez portugueses mostram-se dispostos a procurar melhor emprego noutro país, tendências que se acentuam junto dos mais jovens e com formação superior, de acordo um estudo hoje divulgado.De acordo com o estudo realizado pela empresa de estudo de mercados internacional (GfK) que abrangeu 29 países, 43% da população portuguesa ativa está à procura de outro emprego e três em cada dez equaciona emigrar.Destes, 54% tem entre os 30 e os 39 anos e 42% tem formação superior.Quanto à disponibilidade para mudar de país, a pergunta que foi colocada em 17 dos 29 países, mais de um quarto dos trabalhadores portugueses inquiridos (27%) está disposto a emigrar para conseguir um emprego melhor.De acordo com o estudo, esta percentagem é mais acentuada junto dos jovens trabalhadores, entre os 18 e os 30 anos (40%).



'O fenómeno migratório sempre atravessou todos os extractos sociais deste país, com maior incidência nas classes mais desfavorecidas.
Contudo de há dez anos a esta parte o fenómeno acentuou-se com uma rapidez alucinante fruto da falta de soluções que a nossa frágil economia desenvolve para os seus filhos. Os jovens licenciados são as maiores vitimas, senão vejamos:Portugal é um país deprimido, a tal ponto que até já Sócrates quer emigrar para França, mais propriamente para Paris. Isso preocupa-me de facto, em especial o caso dele, porque vai fazer-nos uma falta imensa com aquele sobrolho carregado, quando anunciava aquilo que não ia fazer.Mas isto não vai ficar por aqui. Com um novo Governo neoliberal, o desemprego vai aumentar em flecha, em especial o desemprego Rosa que será substituído pelo emprego Laranja. Se contabilizarmos todos aqueles Institutos, Fundações, Agremiações, PPP, eu sei lá que mais, teremos uma mudança de turno com enorme conflitualidade, com a boyada Rosa agarrada ao lugar, empurrando a laranjada das proximidades com medo de perder o tacho. Com tanto desemprego vindo das hostes socialistas e sem empresas privadas que os queiram, vamos ter um novo surto migratório, estilo anos 60. Admito dentro em breve um Partido Socialista Português de Angola, o Movimento Socialista Filosófico de Paris liderado pelo nosso EX, o Partido Socialista Português de S. Paulo liderado por aquele deputado/a que não conseguiu ser eleito...'

Sem comentários:

Enviar um comentário