sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Gasolina desce dois cêntimos na próxima semana

Abastecer o depósito volta a ficar mais barato a partir de segunda-feira. São boas notícias para os portugueses.
O comportamento dos mercados antecipa uma descida dos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal na próxima semana. Será a terceira descida semanal consecutiva para a gasolina e a primeira descida do gasóleo em mais de um mês.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. E tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos desceram 4,21% e 0,11%, respectivamente, na semana passada, antecipa-se uma descida dos preços dos combustíveis já a partir de segunda-feira.
Fonte dos Mosqueteiros (que controla os supermercados Ecomarché e Intermarché) disse que "os combustíveis vão descer na próxima semana, a acompanhar os movimentos das cotações de mercado, sendo que o preço da gasolina poderá diminuir em média dois cêntimos por litro enquanto o gasóleo vai desvalorizar um cêntimo a partir de segunda-feira". Outras fontes do sector apontaram para o mesmo sentido de descida dos preços.
O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,594 euros enquanto o do gasóleo vale 1,419 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
Desde o início do ano, o preço do 'diesel' já subiu mais de 15 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu 11 cêntimos por litro. O último relatório da Comissão Europeia mostra que Portugal tem dos combustíveis mais caros entre os 27 Estados-Membros, antes e depois de impostos.

Sem comentários:

Enviar um comentário