Porque é que contratar um jardineiro ou uma empregada doméstica nos Estados Unidos ficou 9% mais barato entre 1980 e 2000? Porque a vaga de imigração aumentou a concorrência e desceu os salários.
E porque é que no dia 1 de Julho de 2004 houve mais bebés a nascer na Austrália do que em qualquer outra data em 30 anos? É simples: para aumentar a natalidade, o Governo anunciou, em Maio, o pagamento de 2.500 euros a cada criança que nascesse a partir desse dia.
Em Nova Iorque, os restaurantes classificados como românticos cobram mais 6,9% pelas entradas e mais 14,5% pelas sobremesas – é provável que os casais demorem mais tempo (e peçam entradas e sobremesas) e menos provável que reclamem dos preços.
Já viajar em trabalho sai caro: se quiser regressar numa sexta e evitar dormir a noite de sábado fora de casa paga um extra de 13% – as empresas sabem que fará qualquer coisa para passar o fim-de-semana em casa e que os seus patrões pagarão por isso.
A estratégia nem sempre funciona: nos anos 90, a Coca-Cola fez uma experiência com uma máquina de vendas que, nos dias quentes, cobrava mais. Teve de abandonar a ideia após receber vários protestos.
E porque é que no dia 1 de Julho de 2004 houve mais bebés a nascer na Austrália do que em qualquer outra data em 30 anos? É simples: para aumentar a natalidade, o Governo anunciou, em Maio, o pagamento de 2.500 euros a cada criança que nascesse a partir desse dia.
Em Nova Iorque, os restaurantes classificados como românticos cobram mais 6,9% pelas entradas e mais 14,5% pelas sobremesas – é provável que os casais demorem mais tempo (e peçam entradas e sobremesas) e menos provável que reclamem dos preços.
Já viajar em trabalho sai caro: se quiser regressar numa sexta e evitar dormir a noite de sábado fora de casa paga um extra de 13% – as empresas sabem que fará qualquer coisa para passar o fim-de-semana em casa e que os seus patrões pagarão por isso.
A estratégia nem sempre funciona: nos anos 90, a Coca-Cola fez uma experiência com uma máquina de vendas que, nos dias quentes, cobrava mais. Teve de abandonar a ideia após receber vários protestos.
Uma experiência em jardins-de-infância israelitas revelou que obrigar os pais a pagar uma multa por irem buscar os filhos mais tarde aumentava os atrasos e não o contrário. É que, antes disso, os pais tinham vergonha de quebrar as regras. Já a legalização do divórcio na Irlanda, em 1996, aumentou as poupanças dos casais, que passaram a ter medo de se separar e ficar com menos dinheiro.
''As poupanças cresceram mais depressa entre aqueles que não eram religiosos e, portanto, com maior probabilidade de se divorciarem.''
''As poupanças cresceram mais depressa entre aqueles que não eram religiosos e, portanto, com maior probabilidade de se divorciarem.''
Muitas pessoas estão dispostas a pagar 50% mais por um vinho apenas porque o rótulo diz Made in Itália. Por uma questão de status e porque no seu in-consciente estão a comprar um produto de melhor qualidade, mesmo que não seja assim. Regra: os apreciadores de vinho preferem sempre uma garrafa que custe 80 euros a outra que custe 10.
As indemnizações pagas aos familiares das vítimas dos atentado nos Estados Unidos não foram iguais. E houve polémica.´
''Uma viúva disse que a perda do marido, com quem estava há 36 anos, tinha de valer mais do que a morte de um marido recente. Uma outra alegou que a morte do seu marido valia mais porque ele demorou muito tempo a morrer, tal como o provaram as muitas chamadas que fez do telemóvel e, por isso, sofreu mais.''
Um estudo australiano concluiu que um ganho inesperado de 18 mil euros corresponde a um impulso de felicidade semelhante a um casamento e que perder 136 mil euros gera um nível de infelicidade e desespero igual ao causado pela morte de um filho. Quando o dinheiro não traz felicidade as pessoas estranham: a telenovela mexicana 'Los Ricos También Lloran' tinha tantos fãs que os soldados da Abecásia e da Geórgia tinham um acordo tácito de tréguas para ver os episódios – era a história de uma heroína com uma vida de luxo que não conseguia ser feliz enquanto não encontrasse o verdadeiro amor.
Um estudo do MIT testou a reacção aos preços: deram o mesmo placebo a dois grupos de teste, mas inventaram valores diferentes para o medicamento.
''Os indivíduos a quem foi dito que o comprimido custava 1,82 euros registaram uma redução da dor muito maior do que aqueles a quem foi dito que era barato, comprado por atacado a 10 cêntimos.''
Um estudo do MIT testou a reacção aos preços: deram o mesmo placebo a dois grupos de teste, mas inventaram valores diferentes para o medicamento.
''Os indivíduos a quem foi dito que o comprimido custava 1,82 euros registaram uma redução da dor muito maior do que aqueles a quem foi dito que era barato, comprado por atacado a 10 cêntimos.''
Até ao fim dos anos 80, na comunidade Kipsigi, no Quénia, por cada mulher, um agricultor tinha de pagar seis vacas, seis cabras e 6 euros, o que correspondia a metade dos seus animais mais dois meses de salário. Nos anos 70 e 80, os preços das noivas caíram – “as terras tornaram-se mais escassas e os homens tinham de esperar mais tempo para acumular riqueza suficiente para casarem”, explica o autor. Vários estudos indicam que acabar com a poligamia reduziria a fertilidade em 40%, mas as poupanças nacionais subiriam 70%.
Em 2008, Armin Heinrich, um alemão especialista em software, criou a aplicação para o iPhone Sou Rico, que consistia apenas em ter uma bola no ecrã com a frase a cintilar. A Apple retirou-a do mercado no dia seguinte ao lançamento, mas houve seis pessoas a gastar 800 euros só para que os outros vissem que eram ricos.
Com o aumento do preço das matérias-primas agrícolas, em 2007 e 2008, houve marcas que reduziram discretamente a dimensão das doses.
''A Wrigley retirou duas pastilhas elásticas do seu pacote de Juicy Fruits de 80 cêntimos, a Hershey reduziu a sua barra de chocolate e a General Mills passou a oferecer caixas de Cheerios mais pequenas'', explica o autor.
A disposição dos produtos nas lojas também tem regras: os produtos biológicos estão separados dos outros para que os clientes não comparem os preços e desistam de os comprar.
Os homens preferem as mulheres que não tomam a pílula ou que estão no período fértil (ganham mais 65 euros do que nos dias anteriores à menstruação e mais 123 euros do que durante a menstruação). Os especialistas não conseguiram descobrir porquê, mas referem o cheiro como um factor preponderante – “talvez tenham um cheiro mais intenso quando estão no pico da fertilidade.”
''A Wrigley retirou duas pastilhas elásticas do seu pacote de Juicy Fruits de 80 cêntimos, a Hershey reduziu a sua barra de chocolate e a General Mills passou a oferecer caixas de Cheerios mais pequenas'', explica o autor.
A disposição dos produtos nas lojas também tem regras: os produtos biológicos estão separados dos outros para que os clientes não comparem os preços e desistam de os comprar.
Os homens preferem as mulheres que não tomam a pílula ou que estão no período fértil (ganham mais 65 euros do que nos dias anteriores à menstruação e mais 123 euros do que durante a menstruação). Os especialistas não conseguiram descobrir porquê, mas referem o cheiro como um factor preponderante – “talvez tenham um cheiro mais intenso quando estão no pico da fertilidade.”
Comprar o voto de um eleitor custa, em média, 27 euros em São Tomé e 16 euros na Tailândia. Mas em ambos os países, quanto mais perto das grandes cidades mais valiosos eram os votos – as pessoas consideravam-se mais importantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário